Vai pintar e tá na dúvida de qual compressor usar? Saiba pra que serve cada um deles

Antigamente para pintar uma casa era preciso comprar inúmeros rolos e pincéis, desmontar as vassouras e pegar os cabos de madeira. Ufaaa! Esse tempo acabou, a pintura com compressor de ar comprimido veio pra facilitar a vida e tornar o trabalho mais produtivo.

Mesmo assim, não basta simplesmente ligar o compressor de ar comprimido e sair apertando o gatilho pintando tudo que vê pela frente.

Antes disso você precisa seguir alguns passos para fazer o serviço bem feito, são eles:

– Seguir o modo de preparo da tinta como descrito pelo fabricante;

– Remover completamente resíduos anteriores da superfície a ser pintada, lixando e limpando a poeira;

– Ler e seguir as especificações técnicas no manual do compressor de ar;

– Verificar se a pistola de pintura é compatível com a pressão do compressor, sabendo se é de alta ou de baixa pressão;

– Verificar se seu compressor possui regulador de pressão, para que seja colocada na mesma da pintura;

– E outros detalhes peculiares a cada tipo de trabalho.

Os tipos de compressores de pintura são:

– Compressor para micropintura ou aerografia;

Compressor para tarefas domésticas e hobby, como: Pintura decorativa de artesanatos, paredes, portões e pequenos serviços de casa;

Compressor profissional para pintar de carros, caminhões e demais veículos;

Compressor para pintura industrial e ferramentas pneumáticas que é utilizado na construção civil e indústrias. Conhecidos também por Compressores Parafuso.

A quantidade de modelos e diferentes especificações técnica são enormes, compressores sem reservatório de ar, são chamados de motocompressores de ar direto, e podem atingir até 40lbs que é o ideal para serviços mais caseiros.

Já os compressores de ar com reservatório que são mais parrudos podem 120lbs ou mais, ideal para serviços profissionais e pesados.

Então fique atento!

Se sua intenção é pintar por hobby, aerografia ou serviços esporádicos, ter um compressor compatível com sua pistola ou aerógrafo de pintura é fundamental, pois eles são de baixa pressão e coloca-los numa pressão maior, você corre o sério risco de vê-los explodir em suas mãos.

Conheça cada um dos tipos de compressores de ar:

Compressor Hobby

Este compressor é exclusivo para uso doméstico, pequenos reparos e artesanato, ou seja, você pode pintar paredes e peças pequenas na sua casa, encher pneu de bicicleta, de carros, encher balões, entre outros.

Compressor Profissional

Compressores da linha profissional, como o nome já diz é para uso de empresas em diversos segmentos, entre eles: Marcenarias, Funilarias, Borracharias e pequenos negócios na construção civil.

Compressores industriais

Compressores mais robustos sendo eles pistão ou parafuso, fornecem ar comprimido na indústria farmacêutica, hospitais, clinicas, construção civil, moveleira e automotiva.

Dentro os tantos modelos de compressores de ar, é fato que um deles irá facilitar demais seu trabalho.

Clique aqui e aprenda como preparar corretamente a tinta para uso no seu compressor de pintura.

Compartilhar