Vai instalar seu compressor? Saiba como fazer a instalação de forma correta

Uma das muitas dúvidas de quem está pesquisando ou vai comprar um compressor é sobre a instalação do equipamento. Outra dúvida é sobre os cuidados que se devem tomar, qual melhor equipamento para seu uso e sobre manutenções preventivas são fatores de extrema importância que devem ser levados em conta antes de adquirir um compressor. Afinal de contas, a compra de um compressor de ar é um investimento significativo e espera-se que o bem adquirido tenha vida útil longa e duradoura.

Para sanar essa dúvida, temos algumas dicas que vão lhe auxiliar na hora da instalação de seu novo compressor ou remanejamento daquele compressor que está em local inadequado. Ressaltamos que essas dicas são para compressores pistão e que ler o manual de instruções do equipamento também é super importante!

Instalação Elétrica

A primeira dica é que você nunca deve ligar seu compressor diretamente na rede elétrica. Verificar as condições gerais da rede elétrica e a capacidade dos cabos, bem como a tomada onde será plugado o cabo do compressor e principalmente se a tensão da rede é compatível com o equipamento.

Deve-se atentar que todo compressor com motores a partir de 2cv de potência recomenda-se e instalação de chave magnética (chave de partida), que serve para evitar a sobrecarga térmica no motor, preservando assim todos os componentes, além de evitar a perca da garantia do fabricante.

Local de Instalação

O lugar onde será instalado o compressor é tão importante, quanto outros cuidados rotineiros. Escolher um local ventilado, livre de umidade, são fatores de extrema importância para garantir a durabilidade de eficiência do equipamento.

A temperatura do ambiente não deverá exceder 40ºC.

Outro fator a ser considerado é sobre o ruído que o compressor provoca que varia de 74Db a 85Db, que pode incomodar clientes e funcionários e se contínuo pode prejudicar severamente a saúde auditiva. Ter um local com isolamento acústico e térmico é um cuidado que não pode ser ignorado.

Sobre a posição do compressor, o mesmo deverá estar afastado pelo menos 50 cm das paredes e 2,5 m de altura do teto. Isso irá garantir uma ventilação suficiente para que não haja super aquecimento, além de facilitar eventuais manutenções preventivas e preservar a segurança do profissional que as realiza.

Vibração e Nivelamento do Compressor

Manter um bom funcionamento do compressor e evitar problemas futuros vai muito além de somente liga-lo a rede elétrica e coloca-lo para funcionar. Manter a estabilidade, evitar vibrações e nivelar o compressor também faz parte dos cuidados necessários para manter seu equipamento sempre funcionando, evitando interrupções no seu sistema de ar comprimido.

Os amortecedores (VibraStop) embora sejam muito importantes para o bom funcionamento do seu equipamento, infelizmente são acessórios e não acompanham a venda de um compressor novo, devendo ser adquiridos separadamente. Com suas densas borrachas, elimina vibrações, evitando chacoalhos e nivelando o equipamento, facilitando a lubrificação de todo sistema.

Ligando o compressor a rede

Para conectar o compressor a sua rede de ar comprimido, será necessário o uso de um mangote flexível ou mangueira de borracha. Ela serve para que a vibração natural do compressor não seja transmitida para o reservatório de ar ou os dutos da sua rede de ar.

Importante

– A perda tolerável de pressão numa rede de ar comprimido é de até 10%.

– Nunca instale o compressor próximo ao local de pintura, a fim de não obstruir os filtros de ar do mesmo;

– Nunca utilize óleo diferente do especificado, a fim de não comprometer o funcionamento adequado dos compressores de pistão, a garantia do seu compressor está ligada diretamente ao uso do óleo especificado;

Se todos os passos acima forem seguidos, além da manutenções preventivas, bem como: trocas de óleo e filtro de ar. Com certeza seu compressor estrá apto a fornecer ar para suas ferramentas pneumáticas.

Não deixe de ler o manual de instruções que acompanha seu compressor e em caso de dúvidas a HidroChagas Compressores tem um equipe técnica pronta para lhe ajudar no que for necessário.

Compartilhar